domingo, 18 de abril de 2010

BOB ALDASI FALA DE VISAGISMO"CONCEITO MODERNO"


Você se acha uma pessoa firme? Engraçada? Charmosa? Será que os outros também vêem você assim? Quando o assunto é a imagem exterior, o fato de você se conhecer bem pode não ser o suficiente para passar aquilo que há de melhor na sua personalidade.




É aí que entra o trabalho do visagista. Baseado no princípio de que cada pessoa é única e tem a sua própria beleza, o visagismo busca justamente criar uma imagem pessoal capaz de refletir ideias, comportamentos e atitudes de cada um.



Bob Aldasi,maquiador,designer e visagista de São Paulo, explica que não é a identidade da pessoa que tem de se adequar ao visual, mas sim o contrário:

- É preciso extrapolar os conceitos de beleza e de estética, tão valorizados hoje em dia, para olharmos para a pessoa de forma mais integrada. A pessoa passa mais confiança e sinceridade quando a aparência reflete as suas características pessoais. Dessa forma, fica mais fácil transmitir aos outros o que se tem de melhor
O conceito visagismo não é novo. No mundo, ele é utilizado há pelo menos 60 anos, desde a sua criação na década de 30 pelo maquiador e cabeleireiro francês Fernand Aubry.




No Brasil, no entanto, essa técnica começou a se expandir somente em 2002, quando o artista plástico Philip Hallawell lançou o livro Visagismo - Harmonia e Estética (Editora Senac).



Depois disso, alguns salões de beleza começaram a investir no conceito de que é possível tornar o 'ser' e o ‘parecer’ cada vez harmoniosos. Para personalizar a imagem, o francês Fernand Aubry utilizou o conceito criado pelo arquiteto da famosa escola de arte Bauhaus, Louis Sullivan, de que "a função define a forma". Bob Aldasi concorda com o arquiteto:

- Quer conceito mais forte do que esse? As coisas precisam de um porquê de estar ali. Se um corte de cabelo, por exemplo, não agrega nada à personalidade da pessoa, ele pode e deve ser revisto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUILO QUE SE VÊ,COMENTE AQUILO QUE SE LÊ.
NÃO DEIXE DE COMENTAR AQUILO QUE TE CAUSA DUVIDAS.
COMENTAR É PRECISO,SABER É ESSENCIAL A SUA DUVIDA.
BOB ALDASI